(62) 3210-1288
DICAS
Execução de pontes de aderência com colas especiais
Execução de pontes de aderência com colas especiais 

a)  Caracterização da necessidade:  

Comumente verificamos em nossas edificações a ocorrência de desplacamentos de camadas de massas executadas sobre contrapisos curados.  
Isso acontece pois a massa nova não tem boa aderência sobre uma base velha, em que o cimento já obteve sua hidratação total, criando-se uma região entre as duas camadas sem nenhuma resistência ao arrancamento. Normalmente, verificamos na camada de argamassa o surgimento de fissuras e o som “oco” que caracterizam o desplacamento. 

b) Solução técnica: 

Visando a eliminação deste problema, faz-se necessária a criação da chamada “ponte de aderência” entre a massa nova e a velha, utilizando-se colas especiais para argamassas. 

c) Procedimentos executivos: 

1 - Executar limpeza do substrato eliminando quais quer vestígios de pó, graxas, gorduras, e outros materiais que possam prejudicar a aderência. 

2 - Saturar o substrato deixando sobre ele uma película de água por no mínimo 8 horas; 

3 -  Após este período, retirar o excesso de água e preparar uma pasta de cimento e areia , no traço 1:2 em volume. Adicionar Sika Chapisco Plus na água de  amassamento  na proporção 1:1 (Sika Chapisco Plus : água) em volume; 

4 - Lançar a pasta sobre o substrato e espalhar em toda região com um vassourão; 

5 - Assim que a pasta começar a perder o brilho (máximo de 5 minutos), lançar a massa ou concreto novo sobre a região. 

d) Consumo do produto recomendado: 

• Sika Chapisco Plus:  200 g/m2/mm de espessura de ponte de aderência 
OUTRAS DICAS