(62) 3210-1288
DICAS
Impermeabilização de muros de arrimo, paredes de subsolos de edifícios e estruturas de contenções de terra pelo lado externo
Impermeabilização de muros de arrimo, paredes de subsolos de edifícios e estruturas de contenções de terra pelo lado externo.

a) Tipo da estrutura: 

Concreto Armado, Blocos ou canaletas de concreto 

b) Face de aplicação da impermeabilização: 

Lado em contato com a terra – pressão positiva.  

c) Solução técnica 

Chapisco aderente + massa impermeável + Aplicação de membrana de base asfáltica moldada in-loco:  
Igol 2 ( Base água) ou Igol S ( base solvente) + Proteção mecânica 

d) Procedimentos executivos: 

1 - Umedecer a superfície sem saturação e aplicar nas paredes chapisco no traço 1:3 (cimento:areia), em volume, adicionando Sika Chapisco Plus na água de amassamento na proporção 1:2 (Sika Chapisco:água), em volume. 

Importante: Misturar o Sika Chapisco Plus na água antes de adicionar a massa de cimento e areia  

2 -  Após 24 horas, executar a massa impermeável de regularização usando o aditivo impermeabilizante líquido Sika 1 no seguinte traço: 
1 lata de Cimento + 3 Latas de Areia Lavada média/fina + 1 litro de Sika 1 + 10 litros de água. 

Importante: Misturar o Sika 1 na água antes de preparar a massa  

Detalhes executivos: 
Seja qual for a opção de aditivo impermeabilizante, a massa impermeável de regularização deverá ser executada conforme os seguintes procedimentos: 

- Esta massa deverá ter uma espessura mínima de 3 cm, executadas em camadas de 1,5 cm, esperando a primeira puxar para aplicar a segunda. 
- Sobre a camada final, dar acabamento desempenado; 
- Molhar a massa por três dias, no mínimo. 

3 -  Após 72 horas de cura da massa impermeável de regularização, aplicar a 1° demão de Igol 2 ou Igol S. Após a secagem ao toque, continuar a sequência de aplicação em demãos alternadas e cruzadas, aguardando a secagem da anterior para a aplicação da posterior. Aplicar 4 demãos. Utilizar brocha ou trincha para efetuar a aplicação do produto.

4 -  Proteção mecânica: Colar placas de isopor sobre o impermeabilizante, utilizando como promotor de aderência o próprio impermeabilizante.

Importante: Caso haja influência de pressão de água por lençol freático elevado, recomendamos a execução de uma drenagem eficiente nas faces externas  das  cortinas.  

e) Consumo dos produtos recomendados: 

• Sika Chapisco Plus: 200 a 300 ml/m2 p/ chapisco  
• Sika 1: 2 Kg/ saco de cimento 
• Igol 2 / Igol S: 1,0 Kg/m2 para 4 demãos + colagem do isopor


OUTRAS DICAS