(62) 3210-1288
Impermeabilização de pisos elevados, lajes, marquises, sacadas

a) Soluções técnicas adotada:

Opção 1 - Massa de regularização impermeável + membrana de base asfáltica moldada in-loco Igolflex Preto + proteção mecânica + acabamento final
Opção 2 - Massa de regularização impermeável + manta asfáltica pré-fabricada Manta Sika + proteção mecânica + acabamento final

b) Situações possíveis:

1 - Estruturas com infiltrações ( Ação corretiva):
Remover todo piso e regularização até chegar na laje antes de executar a nova impermeabilização.
2 - Estruturas novas: A estrutura deverá estar curada a pelo menos 28 dias

c) Procedimentos executivos:

1- Limpar bem a superfície e executar regularização com massa impermeável utilizando o aditivo impermeabilizante líquido Sika 1 no seguinte traço:
1 lata de Cimento + 4 Latas de Areia Lavada média + 1 litro de Sika 1 + 10 litros de água.

Importante: Misturar o Sika 1 na água antes de preparar a massa

Detalhes da regularização:
- espessura mínima de 2 cm
- caimentos mínimos de 1% em direção aos pontos de escoamento de água.
- subir a regularização 20 cm nas paredes
- os cantos de piso/parede devem ser arredondados, não deixando quinas vivas

2 – Opções para impermeabilização:

Opção 1 : Após 72 horas de cura da massa impermeável de regularização, aplicar a 1° demão de Igolflex Preto diluída em 10 % de água. Após 24 horas de secagem, aplicar a segunda demão de Igolflex Preto. Continuar a sequência de aplicação de demãos de Igolflex Preto puro, aguardando a secagem da anterior para a aplicação da posterior. Aplicar no mínimo 4 demãos. Utilizar brocha, trincha ou vassoura de pelo para efetuar a aplicação do produto. Nos ralos e em áreas maiores, colocar entre a primeira e segunda demãos a tela de poliéster Sika Tela para reforçar a impermeabilização.

Opção 2: Após 72 horas de cura da massa impermeável de regularização, aplicar Igol S como primer de aderência em toda laje e rodapés.. Após 24 horas de secagem, aplicar a Sika Manta utilizando o maçarico, fazendo a sobreposição de 10 cm de uma manta sobre a outra. Consultar o departamento técnico da Sika para maiores informações.

Observações Importantes:
- Subir a impermeabilização 20 cm nas paredes, acompanhando a regularização
- Descer a impermeabilização pelo menos 10 cm nos ralos;
- Deve-se fazer teste de estanqueidade com lâmina d’água sobre a impermeabilização por no mínimo 72 horas;

3 - Sobre a impermeabilização aplicada, em regiões horizontais, colocar uma camada separadora, filme de polietileno ou papel Kraft, para evitar que os esforços de dilatação e contração da massa de proteção mecânica atuem diretamente sobre a impermeabilização.

4 - Executar sobre a camada separadora a proteção primária com massa fraca no traço 1:5 ( cim:areia) em volume e espessura de 1,5 cm. Em áreas verticais, e de pequenas inclinações armar com tela galvanizada hexagonal.

5 - Sobre a proteção primária executar a proteção mecânica final que deverá ser projetada e dimensionada em função do uso da área: Trânsito leve ou Trânsito de Veículos.

6 - Deve-se prever juntas na proteção primária e proteção mecânica em todos encontros entre pisos e paredes para não forçar a impermeabilização nestes pontos. Preenchê-las posteriormente com o selante a base de poliuretano Sikaflex Construction.

d) Consumo dos produtos recomendados:
• Sika 1: 2 Kg/ saco de cimento
• Igolflex Preto: 2,0 Kg/m2
• Igol S: 0,3 Kg/m2
• Sika Manta: 1,1 m2/m2
• Sikaflex Construction: 100 ml/m para juntas de 1 x 1 cm

IMPERFLEX
Av Goias Norte Nº 5246, Urias Magalhães, Goiânia-GO
(62) 9.9971-6923